07 outubro 2012

Resenha: Água para Elefantes

Sei que bastante gente já leu esse livro, mas não custa deixar uma resenha sobre ele aqui no blog, né? *-* Então está aí:


Título: Água para Elefantes

Autora: Sara Gruen

Editora: Arqueiro

Ano: 2011

Número de páginas: 272

"Mas não há nada que se possa fazer em relação a isso. Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram à vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar contra eles. Neste momento, eles estão se agitando ao meu redor. Sintam-se à vontade, rapazes. Fiquem mais um pouco. Ah, desculpem – vocês já estão à vontade."

Gosto muito desse tipo de livro em que quem conta a história é o personagem quando já velho. Estilo Diário de Uma Paixão e A Espera de Um Milagre. É como se estivéssemos sentados perto de uma lareira em um dia frio com nosso avô nos contando uma história! haha. O Jacob é um velhinho de 90 ou 93 anos, nem ele sabe, que vive em uma casa de repouso, porque sua esposa morreu e seus filhos não ligam muito para ele. Isso é triste, porque mostra como pessoas que possuem uma bagagem magnífica, cheios de histórias e experiências que podem ser compartilhadas são deixadas de lado por apenas estarem velhas, um motivo ridículo. Mas Jacob vive com os fantasmas do passado. Quando tinha 23 anos de idade, ele era estudante de veterinária. Mas com a morte de seus pais teve que abandonar a faculdade, pois não tinha como pagar e saiu sem rumo pelo mundo. Bom, aí ele acaba pulando num trem em movimento do Circo Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra. Lá ele faz amigos mas também faz inimigos entre eles o Tio Al e August. Ele vai aprendendo sobre a vida no circo, como é a vida de cada um que escolhe fazer parte desse espetáculo e nós que vamos lendo o livro também. Os espetáculos, as viagens, o treinamento dos animais… tudo é fascinante, mas ao decorrer da história vemos que toda essa alegria e fantasia transmitidas pelo circo duram apenas nos espetáculos. Por trás disso tudo, dessa ilusão, desavenças e lágrimas são frequentes. O que toca também é os animais não serem muito bem tratados. Enfim, Jacob acaba se apaixonando por Rosie, a elefanta inútil, mas só parece, que ele é encarregado de treinar posteriormente e por Marlena, estrela do número dos cavalos e a mulher de August. Bom, as coisas, como sempre em relacionamentos desse tipo são conturbadas. Eles têm que enfrentar os desafios de um relacionamento oculto e fúria de August que é uma pessoa extremamente bipolar. O amor e a dedicação que Jacob dedica à Rosie é comovente, e apesar de acharem que ela era uma estúpida, acaba sendo a salvação do circo. Sara Gruen está de parabéns pois o livro é lindo, muito comovente, faz você refletir sobre o verdadeiro valor das coisas, de valorizar cada momento de sua vida e as pessoas com que você convive. Te ensina que a vida é o maior espetáculo da Terra!

Avaliação 5/5


2 comentários:

  1. só teve uma coisa negativa na sua resenha, eu vi recomendaçao e tudo mais, porém sinto falta de algo que tem gente que nao gosta de colocar: o numero de estrelas
    assim posso ter uma base visual de qual nota de vc daria sabe
    nem precisaria por imagem: só dar a noita em baixo de 1 a 5
    mas a resenha em si está muito boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim. Obrigada pela dica kkkkk vou colocar sim *-*

      Excluir

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML