20 abril 2015

Resenha: O Misterioso Caso de Styles

DSC07137

Eu tenho uma grande predisposição a gostar de qualquer coisa que Agatha Christie tenha escrito. Então para mim, é sempre uma boa opção me aventurar em algum de seus livros. Desse vez, escolhi “O Misterioso Caso de Styles.”

Depois de ganhar uma licença da guerra, o Sr. Hastings decide passar um tempo um tempo em Styles, a convite de seu amigo John Cavendish. O que ele não esperava, é que sua estadia por lá seria cheia de trágicas surpresas ao invés de tranquila como imaginava. A Sra. Cavendish, mulher que havia se casado com o pai de John, logo depois de o mesmo falecer, havia se casado novamente com um homem bem mais jovem, Alfred Inglethorp. A Sra. Inglethorp sempre tratara John e Lawrence, irmão de John, como se fossem seus filhos e vice versa, mas o casamento entre a Sra. Inglethorp e Alfred abalaram a relação familiar. Na propriedade em Styles, moravam John e sua mulher Mary, Lawrence, Cynthia, uma protegida da Sra. Inglethorp e inicialmente Evie Howard, uma espécie de “pau para toda obra” da Sra. Inglethorp. Via-se como visitante assíduo da mansão o Dr. Bauerstein, um famoso toxicologista.

Até que uma noite, depois de muito tumulto, a Sra. Inglethorp é encontrada morta em seu quarto, e surge a suspeita de que ela tenha sido assassinada. As perguntas quem, como e porquê se manifestaram. Entra em cena Hercule Poirot, um detetive dotado de extrema sensibilidade e inteligência no âmbito dos mistérios, e com a ajuda do seu amigo Sr. Hastings, os dois tentam desvendar esse crime.

- É preciso tomar cuidado, mon ami! O perigo está à espreita do detetive que diz: “Isso é insignificante, não tem qualquer importância. Não se ajusta aos fatos, é melhor esquecer.” É justamente aí que começa a confusão. Tudo tem importância! (Pág. 33)

A primeira coisa que eu gostaria de frisar é, que é impossível não amar a escrita de Agatha. Essa mulher consegue usar as palavras com tamanha maestria, que é difícil encontrar escritores que hoje em dia sejam dotados do mesmo talento. Ela consegue estruturar diálogos e pensamentos de uma maneira muito boa. A história é contada em primeira pessoa, na visão do Sr. Hastings, que é um homem muito curioso, inteligente, chegando a ser encantador. Você rapidmente se apega a ele. Quanto a Poirot, esse detetive dispensa apresentações pois creio eu que é um dos detetives mais famosos da literatura depois de Sherlock Holmes. É um baixinho astuto, inteligente, é um tanto louco, mas como o Sr. Hastings brilhantemente definiu em certa parte da história, sua loucura tem um método. Quanto ao restante dos personagens, a autora lhe oferece a oportunidade de poder tirar suas próprias conclusões sobre eles. Apenas o necessário é transmitido a nós, aumentando o clima de mistério e de apreensão.

Confesso que a história é bem previsível e o enredo bem comum. Ainda que eu não tenha chegado ao assassino da mesma forma brilhante que Poirot e Hastings chegaram, eu logo deduzi quem era. Isso acaba sendo um ponto negativo. No entanto, essa é a graça de ler um livo da Agatha, no início você pode até saber quem é o dito cujo quem cometeu o crime, mas quer saber como isso aconteceu. Justamente pela ótima escrita que a autora tem e pelo personagem excêntrico que é Poirot, você acaba lendo até o fim sem esforço.

É uma leitura rápida e agradável apesar de tudo. Vale a pena conferir.

Título original: The Mysterious Affair At Styles

Autor: Agatha Christie

Editora: Record

Ano: 1989

Número de páginas: 160

Classificação:

* As minhas edições (eu tenho quase todos os livros da Agatha) são bem antigas, da década de 80. Posteriormente eu vou fazer um post somente sobre elas.



4 comentários:

  1. Oi! Nunca li nenhum livro da Agatha, mas tenho muita vontade. As resenhas de livros delas na maioria das vezes são positivas. Acho que preciso dar uma chance...
    Enfim, adorei a resenha e coloquei o livro na lista de "quero ler" do Skoob!
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia! Dê uma chance a ela, Agatha é sempre uma boa escolha haha. Depois que ler, me diga o que achou. Bjs

      Excluir
  2. Olá!!
    Vi que você tem bastante livros dela! Essa é a coleção completa? Eu gostaria de comprar todos os livros da mesma editora. A Record tem todos? você poderia me indicar um lugar onde eu possa conseguir?
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana! Essa coleção não está completa, mas tem quase todos os livros! Essas edições são bem antigas e meu pai comprou em um brechó, então não saberia te dizer onde comprar. A Editora Nova Fronteira está relançando um grande número de títulos dela e em edições maravilhosas, talvez valha a pena você dar uma olhada. Espero ter ajudado haha e volte sempre *-*

      Excluir

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML