19 dezembro 2012

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível



Título: As Vantagens de Ser Invisível

Autor: Stephen Chbosky

Editora: Rocco

Ano: 2007

Número de páginas: 223


"Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa. 
'Eu me sinto infinito.'
Sam e Patrick olharam para mim e disseram que foi a melhor coisa que já tinham ouvido. Porque a música era ótima e porque estávamos prestando muita atenção nela. Cinco minutos de toda uma vida tinham se passado, e nós nos sentimos jovens de uma forma legal."


As Vantagens de Ser Invisível mostra todas as cartas - inclusive aquelas jamais deviam ter sido enviadas - de Charlie endereçadas à nós, seu "querido amigo". O livro começa com cartas dele relatando a morte do seu melhor amigo Michael, o que acaba por deixá-lo inseguro com o primeiro dia de aula. Além de ser inseguro, ele é um menino bastante ingênuo e tão sentimental que chega a ser chorão, mas, em resumo, ele é totalmente humano.

Em meio à uma escola cercada de grupinhos de amigos, Charlie se vê perdidamente sozinho, o que não chega a ser um incômodo pra ele. Na primeira semana de aula, ele conhece Patrick e Sam e já se tornam grandes amigos. O menino também acaba fazendo amizade com seu professor Bill, que, além de lhe dar diversos livros pra ler, o aconselha a participar mais da vida. Com isso, ele tenta se enturmar mais. E acaba fazendo mais amizades.

No decorrer das cartas você descobre que Charlie tem um trauma já de infância. Além disso, ele conta sobre suas novas amizades e sobre suas experiências, como seu primeiro beijo, primeira vez que usou drogas, entre outras coisas que eu prefiro que vocês leiam a ter que dizer aqui. Enfim, ele acaba descobrindo bastante coisa da vida.

  É um livro excelente, e acho que a intenção do livro é que participemos dele, como se estivéssemos conversando com alguém ou, de fato, lendo as cartas que alguém te enviou. E se essa foi a intenção: missão cumprida. Apesar de ser um livro fascinante, eu achei algumas partes da estória bem parecidas com as do livro Cotoco. Mas de qualquer forma: são raros os livros que te envolvem da maneira que esse te envolve. Parte dele te puxa pra dentro da vida de Charlie e você se sente amigo(a) dele. Eu super indico a leitura dele. A partir do momento que você começa a ler esse livro, você começa a se sentir infinito.


Avaliação 5/5

O livro também foi adaptado ao cinema e, pra que não viu, eis aqui um link falando sobre.

Bom, até a próxima.

Beijos, Camila.


Um comentário:

  1. Estou lendo as vantagens de ser invisível e estou na página 26 , estou adorando é um livro simples e encantador beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML