02 janeiro 2014

Resenha: A Metamorfose

DSC06303

A Metamorfose conta a história de Gregor, um rapaz que ao acordar em um dia aparentemente normal, vê-se transformado em um inseto monstruoso. Ele lida com a situação com espantadora naturalidade, como se tudo não passasse de uma doença, comparada a um resfriado. A partir desse momento, nos deparamos com a reação e adaptação da família de Gregor a sua condição. Como Gregor era quem supria as necessidades econômicas de sua família trabalhando de caixeiro-viajante, o cenário familiar sofreu mudanças, não só apenas no campo econômico como também no campo emocional, após a metamorfose de Gregor. Acompanhamos, então, o desenrolar da estória, o desenrolar de uma metamorfose.

- Ele tem que ir embora! –gritou a irmã. – É o único jeito, pai. O senhor precisa se desfazer da ideia de que aquilo é Gregor. Acreditar nisso, durante tanto tempo, tem sido a nossa desgraça. Como pode ser Gregor? Se fosse, há muito teria percebido que seres humanos não podem viver com um bicho como aquele. E teria ppartido por conta própria. Perdería,os o irmão, mas poderíamos continuar vivendo com o verdadeiro Gregor em nossa memória, para sempre. (Página 70,71)

DSC06305

Mais uma primeira experiência com um autor. Dessa vez, tive a oportunidade de ler a tão aclamada obra de Franz Kafka: A Metamorfose. O livro é relativamente curto, sendo possível uma leitura rápida. Possui uma linguagem bem agradável e é narrado em terceira pessoa. Se tivesse que resumir a leitura em apenas uma palavra, ela seria: intrigante. Foi esse o sentimento que me acompanhou ao longo da leitura e ao final dela. Acompanhamos a metamorfose de Gregor e suas consequências. O que mais me intrigou ao longo da leitura foi a naturalidade que a situação foi tratada não só por Gregor, mas também por seu pai, mãe e irmã inicialmente. Achei o personagem admirável, pois apesar de sua condição lastimável, continuava pensando no bem estar de sua família. Já a reação da mesma me espantou um pouco. A estória quebra um pouco com o paradigma de que não importa o que aconteça aos filhos, eles sempre serão seus filhos, sempre serão amados. Ao longo da leitura fiquei imaginando como poderia ser Gregor fisicamente, pois isso é um mistério. Não nos é oferecido nem um vislumbre, apenas sua condição de inseto. Bom, terminei a leitura me sentindo intrigada e em parte indignada. Franz Kafka pode expressar sua genialidade em pouquíssimas páginas. É um livro reflexivo, emocional. Usando as palavras do autor :

“Precisamos de livros que nos afetem como um desastre, que nos angustiem profundamente, como a morte de alguém que amamos mais do que a nós mesmos, como ser banidos para florestas distantes de todos, como um suicídio. Um livro tem de ser o machado para o mar congelado dentro de nós.”

Definitivamente, a leitura me afetou, não só pelo enredo em si, mas pelos pontos desconectos, por aquilo que não ficou muito claro. Sinto que preciso ler mais alguma obra do autor, para realmente dizer o que penso dele. Uma estória escrita com genialidade, mas sinto que preciso de algo mais… Essa edição possuí algumas informações interessantes sobre a obra e sobre o autor. Enfim, em suma é uma boa leitura a ser feita.

DSC06308

 

DSC06307

Título: A Metamorfose.

Título Original: Die Verwandlung.

Autor: Franz Kafka.

Editora: Abril.

Ano: 2010 (Originalmente publicado em 1915/1918).

Número de páginas: 93.

Avaliação: 4/5

Beijos, Bruna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML