20 junho 2013

Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias


"- O que é isso? – perguntou Arthur. – O Guia do Mochileiro das Galáxias. É uma espécie de livro eletrônico. Tem tudo sobre todos os assuntos. Informa sobre qualquer coisa. Arthur revirou nervosamente o aparelho. – Gostei da capa – disse ele. – não entre em pânico. Foi a primeira coisa sensata e inteligível que me disseram hoje." 
(Página 60)

ADAMS,Douglas. O Guia do Mochileiro das Galáxias. Editora Sextante,2004. 204 páginas. (O Mochileiro das Galáxias, vol 1). Título Original: The Hitchiker’s Guide to the Galaxy.

Já pensou em viajar pelo espaço? Bom, pois é sobre isso que esse clássico da literatura de ficção científica trata. O Guia do Mochileiro das Galáxias conta as aventuras de Arthur Dent e Ford Prefect. Ford é um mochileiro que ficou exilado na Terra durante 15 anos. Ele se tornou o melhor amigo de Arthur se passando por um ator desempregado. Mas com a iminente ameaça de destruição da Terra, Ford e Arthur escapam pegando carona em uma nave alienígena. A partir deste momento, começam as aventuras espaciais dessa dupla dinâmica. E para auxilia-los (mais a Arthur do que a Ford) eles possuem o famosíssimo Guia do Mochileiro das Galáxias.

Mas o que é exatamente esse Guia?
"O Guia do Mochileiro das Galáxias é um livro realmente admirável. Há muitos anos que vem sendo escrito e revisto por muitos redatores diferentes. Contém contribuições fornecidas por inúmeros viajantes e pesquisadores." (Página 82)

"O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma obra organizada de modo um tanto caótico e contém diversos trechos que foram incluídos simplesmente porque na hora os organizadores acharam que era uma boa ideia." (Página 143)

 
Bom, resumindo é um aparelho que mais parece uma calculadora grande, com 100 botões, aparentemente de dificílimo manuseio, o motivo pelo qual a capa plástica desse dispositivo trazer a tão famosa inscrição: Não entre em pânico. Nesse guia você encontra o significado e a explicação para qualquer coisa do universo. Um livro fascinante não? Eu realmente gostaria de ter um.

A narrativa do livro é em terceira pessoa e é bem leve, fluí naturalmente. O autor é dono de um humor fascinante, eu praticamente ri o livro todo. A história é cheia de fatos improváveis e criaturas bizarras, mas são exatamente essas características que fazem com que esta obra seja tão admirada por todos. Me deu uma vontade repentina de dar uma voltinha pelo espaço. De certa forma, o autor consegue fazer uma crítica social também, o que enriquece muito a obra. Apesar de ser relatado que Arthur tem aproximadamente 30 anos eu achei ele muito jovial. Ford é muito engraçado e dono da tão invejada profissão de mochileiro. O livro ainda te deixa com a pulga atrás da orelha! Você ganha a resposta para a tão famosa pergunta fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais, mas ainda não faz sentido. É ler o restante da série para descobrir né? Enfim, é um livro muito bom. Gostei bastante, e estou curiosa para ler o restante da série.

Eu ganhei apenas o volume 1 e 2, e é a edição antiga. Eu achei as capas dos livros da série dessa edição muito mais bonitas que as atuais. Vou tentar completar a coleção das capas antigas, mas acho que vai ser meio complicado. Caso eu não consiga, vou ter que comprar as edições atuais mesmo. Vamos ver!

E vocês? Quem já leu o que achou? E quem está com vontade de ler?

Série O Mochileiro das Galáxias

1. O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy)
2. O Restaurante no Fim do Mundo (The Restaurant at the end of the Universe)
3. A Vida, o Universo e Tudo Mais (Life, the Universe and Everything)
4. Até Logo, e Obrigado pelos Peixes (So long, and thanks for all the fish)
5. Praticamente Inofensiva (Mostly Harmless)
 

Avaliação 4/5
Beijos, Bruna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML