11 março 2013

Resenha: A Chave de Casa



"Eu tentava acreditar nessa história que tinha inventado para mim mesma, nessa história que ainda invento e que é a única capaz de me dar alguma resposta. Nessa história que pode ser a mais descabida, mas também a mais real. Não sei até que ponto são verdadeiras as histórias do meu avô, até que ponto é verdadeiro o que vivo agora. Nem mesmo sei se é verdadeira a minha viagem. Parece que quanto mais me aproximo dos fatos mais me afasto da verdade."

Nunca tinha ouvido falar desse livro, muito menos de sua escritora. Me emprestaram vários livros para ler e A Chave de Casa era um deles, mas mesmo depois da leitura, ainda não sei o que pensar dele. O livro foi vencedor de vários prêmios importantes da literatura, entre eles o Jabuti, e melhor livro de autor estreante.
Bom, o livro é uma "auto-ficção". A autora pega alguns fatos de sua vida e mistura a isso um pouco de fantasia, digamos assim. O enredo é até interessante. Tatiana mora no Brasil, mas nasceu em Portugal e tem descendência judia turca. Seu avô dá uma chave a ela que abre a porta de sua antiga casa em Esmirna na Turquia. Para desvencilhar-se do seu passado e encarar o presente, ela embarca nessa viagem. O livro também passa por temas como a morte da mãe e a relação com um homem, que ao meu ver, era tão selvagem que acabou sendo violenta.
Ok, o livro me deixou meio confusa. Primeiro, porque sua diagramação é excêntrica. Há páginas onde estão escritas apenas uma frase. O livro vai alternando relatos diferentes entre as páginas. Não há marcação de capítulos, metade das folhas não são escritas, então… Mas, o livro é narrado em primeira pessoa, e toda a escrita é muito forte, brota lirismo, fortes sentimentos.

"Mas e se errar? Se em afundar ainda mais nesse poço de imprecisão e incerteza? Que garantia tenho de não tropeçar em mim mesma?"


Apesar do enredo interessante, acho que ele não foi tão bem explorado quanto poderia. Não foi um livro estupendo, nem uma história incrível, mas se o objetivo do livro foi fazer seus leitores sentirem algo, missão cumprida. Não foi uma das minhas melhores leituras, mas foi uma experiência interessante. Aliás, o livro é bem fino e você lê bem rápido, então, vale a pena dar uma lidinha para avaliar.
 
Avaliação 3/5
 
Título: A Chave de Casa

Autora: Tatiana Salem Levy

Editora: Record

Ano: 2010

Número de páginas: 208
Beijos, Bruna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML