18 maio 2013

Resenha: Senhora – José de Alencar

"- A riqueza que Deus me concedeu chegou tarde; nem ao menos permitiu-me o  prazer da ilusão, que têm as mulheres enganadas. Quando a recebi, já conhecia o mundo e suas misérias; já sabia que a moça rica é um arranjo e não uma esposa; pois bem, disse eu, essa riqueza servirá para dar-me a única satisfação que ainda posso ter neste mundo. Mostrar a esse homem que não soube me compreender, que mulher o amava, e que alma perdeu […]" (Página 122)

 
ALENCAR, José de. Senhora – Perfil de mulher. Editora FTD, 1993. 262 páginas.

Em Senhora, José de Alencar narra a história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Aurélia conheceu Fernando, e os dois se apaixonaram. No entanto, Aurélia era uma menina de procedência humilde e Fernando desejava uma vida de luxo e riqueza. Para isso, abandonou Aurélia e se comprometeu com uma moça rica, Adelaide. Por ironia do destino, posteriormente, Aurélia acaba recebendo uma herança de seu avô e decide tentar recuperar seu orgulho que foi ferido. Ela oferece um dote maior por Fernando e o compra sem se fazer conhecer sua identidade. Ao descobrir que Aurélia é a mulher com quem ele irá se casar, Fernando fica realizado, porque nunca deixou de amá-la. Mas na noite de núpcias, Aurélia deixa bem claro que o "comprou" apenas para exercer o papel social de marido a quem uma mulher de sociedade respeitável deve ter. A partir daí, a vida de casados se torna um suplício, cheia de ofensas. Mas apesar de tudo, os dois ainda se amam. Qual sentimento pode ser mais forte, o orgulho ou o amor?
Já conhecia mais ou menos a história de Aurélia e Fernando por uma novela que passou na Record a anos luz atrás: Essas mulheres. Já li o livro sabendo mais ou menos o final, mas a história é bem diferente da novela. Aurélia é uma mulher de personalidade forte, beleza incomparável, rica e com orgulho ferido. Já dá para imaginar o estrago que uma mulher assim pode causar não dá? Foi uma personagem muito bem construída e que acabei gostando muito. Ela é destemida, sabe do efeito que causa nas outras pessoas e usa esse poder a seu favor. um perfil de mulher perfeito. Já Fernando é um homem supérfluo. Apesar de não ter uma posição social alta, gostava de andar nos requintes da sociedade, e não hesitou em trocar o amor pelo dinheiro.  Para mim, tudo o que Aurélia fez foi querer recuperar seu orgulho e Fernando mereceu cada palavra ofensiva dirigida a ele por Aurélia. Afinal, acho que ser trocada por dinheiro e não necessariamente por outra mulher é bem pior. Depois do casamento dos dois, Fernando muda bruscamente de comportamento. Tudo aquilo que ele sempre sonhou, agora ele o tinha: dinheiro, mas depois das revelações de Aurélia, seus desejos perderam o brilho e o sentido. Entre eles as conversas são recheadas de ofensas e diálogos sarcásticos (do que sou fã), o que só prova que os dois se amam ainda.
A escrita é bem poética, cheia de analogias e com uma linguagem um pouco difícil. Mas a história é muito boa. Personagens marcantes, uma escrita impecável. O livro retrata também um momento histórico de nossa história e contesta alguns valores morais dessa época. Como disse, estava tirando um tempo para ler os clássicos brasileiros, e definitivamente venho me surpreendendo. Senhora, foi mais uma agradável surpresa, apesar de já saber o final. É um romance que superou os anos e ainda consegue ser bem atual. Leiam!

Avaliação 5/5
Beijos, Bruna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML