"Mattia tinha estudado que entre os números primos existem alguns ainda mais especiais. Os matemáticos os chamam de primos gêmeos: são casais de números primos que estão lado a lado, ou melhor, quase vizinhos, porque entre eles sempre há um número par, que os impede de tocar-se verdadeiramente.Mattia achava que ele e Alice eram assim, dois primos gêmeos sós e perdidos, próximos, mas não o bastante para se tocar de verdade."
Para nós, que estamos acostumados a ler livros de escritores americanos, quando lemos obras de outros autores, podemos sentir a diferença. Ao ler este romance escrito pelo italiano Paolo, senti-me imensamente tocada. Não é um livro que passe a você a mensagem que na vida no final tudo pode acabar bem. Pelo contrário, mostra que existem pessoas que terão que lidar com seus traumas até seus últimos dias e que não é tão fácil se livrar deles. Apesar da capa desse livro ser meio "estranha" (não podemos dizer que é bonita), o conteúdo que o livro traz compensa.
A história inicialmente possui duas vertentes. São narrados os fatos da vida de Alice, uma menina que tenta se encaixar no mundo após um acidente e conciliar isso as vontades de seu pai, além de ter que lidar com seu transtorno alimentar. E Mattia, um menino aparentemente normal, inicialmente, que após o desaparecimento de sua irmã sofre com problemas de automutilação e comunicação familiar. Duas pessoas traumatizadas que procuram se adequar e encontrar o caminho para a felicidade. Ao longo da história presenciamos o amadurecimento dos dois. Em um certo ponto, suas vidas são entrelaçadas e no meio de toda essa bagunça psicológica em que os dois vivem, nasce uma grande amizade. Uma amizade estranha, do jeito deles, mas que satisfaz a necessidade de ambos. Alice segue o caminho da fotografia, Mattia o da matemática. Para Mattia, Alice é seu número primo, tão danificada pela vida quanto ele.
Sinceramente, não esperava muito ao ler esse livro, até porque nem a capa nem o título chamam a nossa atenção. Com personagens muito bem construídos e um tema conflitante, o livro nos leva a refletir sobre a vida. Que talvez ela não seja tão bela assim. Um drama forte e intenso. É um livro muito bom, super recomendo sua leitura.
Se alguém leu, conte-me o que achou, se não, gostariam de ler?
Avaliação 5/5
Título: A solidão dos Números Primos
Autor: Paolo Giordano
Editora: Rocco
Ano: 2009
Número de Páginas: 288
Beijinhos, Bruna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário